

Concurso TJPE: publicado o edital com 109 vagas! Nível médio e superior!
Conforme previsto, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico de Pernambuco o edital do concurso TJPE 2017. Os candidatos aos cargos de Técnico Judiciário (TJP), Oficial de Justiça (OPJ) e Analista Judiciário (APJ) farão provas objetivas – de múltipla escolha – e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A banca organizadora é o IBFC, e as inscrições devem ser feitas em seu site entre 24 de julho e 25 de agosto. Para os cargos de nível médio a taxa de inscrição é de 55 reais, já para nível superior o valor cobrado é de 63 reais.
As provas ocorrerão no dia 15 de Outubro para todos os cargos, e serão realizadas simultaneamente as provas objetivas e discursivas. Vale dizer que as provas de Técnico e Oficial ocorrerão no mesmo horário, já as de Analista em horário distinto. Deste modo, é possível fazer uma prova de Técnico e uma de Analista, ou uma de Oficial e outra de Analista.
Provas objetivas – Concurso TJ PE
As provas objetivas serão formadas por 50 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas de resposta, e terão a seguinte organização:
-
CONHECIMENTOS GERAIS: 25 questões distribuídas entre Português, Raciocínio Lógico e Legislação. Cada questão vale 0,75 ponto, totalizando 18,75 pontos.
-
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 25 questões com peso de 1,25 ponto cada, totalizando 31,25 pontos.
É necessário fazer, no mínimo, 25 pontos, ou seja, a metade da pontuação total disponível. Não é permitido zerar nenhuma disciplina, sob pena de desclassificação do certame.
Provas discursivas – Concurso TJ PE
De acordo com o edital do TJ PE, o total de provas discursivas corrigidas corresponde a 100 vezes o número de vagas de cada cargo / função / polo. A prova discursiva será uma redação com valor de até 50 pontos para os seguintes cargos:
-
Oficial de Justiça
-
Analista Judiciário – funções Judiciária e Administrativa
-
Técnico Judiciário – funções Judiciária e Administrativa
A nota mínima exigida na prova discursiva é de 30 pontos, ou seja, 60% do total.
Os cargos de TI terão prova discursiva sobre o conteúdo específico dos cargos.
Vagas do Concurso TJ PE
Ao todo foram previstas 109 vagas para convocação imediata e, além disso, será formado um cadastro de reserva para nomeações futuras. Vale dizer que o último concurso do TJ PE chamou mais de 800 (oitocentos) servidores apenas para o Polo de Recife! Ou seja, não se deixe enganar pela quantidade de vagas previstas no edital.
Veja na tabela abaixo o que foi previsto para o polo de Recife:
Disciplinas cobradas no Concurso TJ PE 2017
Conforme o edital, TODOS OS CARGOS terão provas das seguintes disciplinas de conhecimentos gerais:
-
Língua Portuguesa
-
Raciocínio Lógico
-
Legislação: normas aplicáveis aos servidores públicos, noções de sustentabilidade e noções sobre direitos das pessoas com deficiência.
Além disso, cada cargo contará com disciplinas de conhecimentos específicos. Veja a relação de disciplinas exigidas para os principais cargos:
-
Técnico Judiciário – Função Judiciária: noções de direito civil, processual civil, penal, processual penal e sistema processo judicial eletrônico.
-
Técnico Judiciário – Função Administrativa: noções de direito administrativo, constitucional e noções de administração pública.
-
Oficial de Justiça: direito constitucional, administrativo, civil, processual civil, processual penal.
-
Analista Judiciário – Função Judiciária: direito administrativo, constitucional, civil, processual civil, penal, processual penal, tributário e sistema processo judicial eletrônico.
-
Analista Judiciário – Função Administrativa: noções de direito administrativo, constitucional, administração financeira e orçamentária, orçamento público e administração pública.
Confira o edital do CONCURSO TJ PE na íntegra clicando aqui.
Lei complementar criou 18 cargos de provimento efetivo para o TJ PE
Foi publicado em 9 de junho, no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, a lei complementar nº 359 que cria 18 cargos de provimento efetivo para o Tribunal de Justiça de Pernambuco, que está com banca escolhida e aguarda publicação de edital (concurso TJPE).
Desses cargos criados, 2 são para Analista Judiciário, na função judiciária, e 16 cargos de Técnico Judiciário, na função Judiciária. No texto da lei, fica criada ainda uma vaga de juiz e outras funções gratificadas.
Art. 2º Para atender à Vara de Execuções das Penas em Meio Aberto ficam criados os seguintes cargos e funções gratificadas:
I – 1 (um) cargo de Juiz de Direito de 3ª Entrância
II – 02 (dois) cargos de provimento efetivo de analista judiciário, símbolo APJ, função judiciária;
III – 16 (dezesseis) cargos de provimento efetivo de técnico judiciário, símbolo TPJ, função judiciária;
Lei ordinária alterou os cargos no TJ PE
Publicado no DOE-PE do dia 28 de abril, a aprovação da Lei 16.019/2017, que altera a Lei 13.332/2007, alterando os cargos de provimento efetivo, ou seja, alterando o Quadro de Pessoal do Tribunal, em decorrência da Resolução 194, de 26 de maio de 2014, expedida pelo CNJ, que instituiu a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.
Confira as alterações com a nova lei:
Art 5- Os cargos de provimentos efetivo que compõem o Quadro Permanente de Pessoal têm as nomenclaturas e simbologias a seguir:
I – Analista Judiciário – APJ
II – Técnico Judiciário – TPJ
III – Oficial de Justiça – OPJ
-
Os cargos de APJ e TPJ tem características de cargo amplo, dividindo-se de acordo com a área de atividade, em função judiciária, administrativa ou de apoio especializado. As funções poderão ser subdivididas em especialidades, quando for necessária formação especializada, por exigência legal, ou habilidades específicas para o exercício.
-
Os cargos amplos, quando vagos, poderão ser remanejados entre as diversas funções e especialidades em que se dividem, a critério da administração.
-
O cargo de Analista Judiciário, função judiciária, é privativo de bacharel em Direito.
-
Fica assegurada a permanência e o exercício do servidor no cargo, função e especialidade para o qual foi investido.
♦Informações do Próximo Concurso
►Data prevista: 2017
►Vagas: 109 + cadastro de reserva
►Lotações: Pernambuco
►Remuneração inicial: R$ 4.002,33 e R$ 5.215,28
►Banca: IBFC
►Edital: edital do CONCURSO TJ PE
►Escolaridade: Ensino Médio e Ensino Superior
